E a marca, é necessário criar a marca
- Tulio Macedo
- Jornada , Criativo
- 22 dez, 2024
- 03 mins
No processo de criação do site, comecei pensando em uma identidade visual, um estilo para seguir, uma paleta de cores, elementos que poderia incluir no site. Isso é algo que parte do meu fluxo de trabalho, seja para uma página de nova ou uma reformulação de uma que já exista.
Muitas decisões depois disso, com boa parte do que tinha planejado já executado ou em andamento, me ocorreu que entre os itens que havia planejado não havia a criação de uma marca. Isso não era algo que estava na lista quando eu fazia páginas, embora soubesse que para algo desse tipo seria quase que obrigatório.
Pensei sobre o assunto, mas não consegui chegar a uma conclusão ou uma ideia que tornasse o problema mais fácil de resolver, se tivesse tido uma ideia para uma logo, por exemplo, seria mais simples de desenhar algo e incluir no site.
Deixei a ideia suspensa enquanto trabalhava nos outros itens, mas sempre voltava a pensar nisso por um tempo, até que resolvi começar. Passando pelas fases que uso para desenvolver algo assim, acabei finalmente chegando a uma imagem.
Iteração e ajustes
Assim que coloquei em alguns pontos onde ela deveria aparecer, imediatamente percebi que ficava ilegível em imagens muito pequenas, como o favicon (a imagem que aparece na aba do navegador, antes do título do site), ou quando troquei de cor (o site tem tema claro e escuro e isso afeta a cor que a imagem tem).
Depois a forma como aparece junto com o nome não parecia estar certa, tinha algo errado ou faltando. A imagem em si não precisava ser refeita, apenas ajustada, eu já tinha gostado do resultado.
Quando finalmente a imagem pareceu se encaixar em todas as situações que já tinha necessidade, fiz uma versão colorida, com um efeito de metal, porque me pareceu o próximo passo numa marca que representa um autor de ficção científica.
Feedback e ajustes finais
Resolvi mostrar para algumas pessoas, só para testar a reação e colher algum feedback. Estava indo bem até que uma das pessoas viu na imagem algo que eu não havia colocado lá, não de propósito pelo menos. Se mais pessoas vissem a mesma coisa eu não deveria usar a imagem.
Identifiquei os elementos da imagem que geravam essa sensação ou ilusão, não sei dizer qual. Ainda não me acostumei com a nova, mas me pareceu melhorar em alguns outros pontos não previstos quando comecei a mudança.
Dessa forma eu cheguei a imagem abaixo e espero que possa representar meu site ou meu nome. Também espero que as pessoas gostem e identifiquem no meio de tantas imagens a que são submetidas ao navegar pela web. Há três versões, em branco com fundo do mesmo azul da paleta de cores, em azul com fundo branco e sem fundo com efeito metálico ligeiramente modificado com tons azuis.