Ajustes são um pouco mais que detalhes
- Tulio Macedo
- Jornada , Tecnologia
- 24 dez, 2024
- 04 mins
Escolhendo a Tecnologia: Astro como Base
Quando escolhi a tecnologia para desenvolver a página, o Astro, que é um framework JavaScript voltado principalmente para velocidade, tanto de performance como de construção, e para sites de conteúdo, também resolvi adotar um dos temas disponíveis como recursos.
A Importância de um Tema Apropriado
Escolhi um tema gratuito, me baseando em algumas premissas básicas, precisava de um tema que fosse não só uma página como também um blog. Outra característica importante é que já tivesse suporte a internacionalização, já que pretendia que o site suportasse pelo menos o inglês, além do português.
Testando e Compreendendo as Funcionalidades
Isso limitou as escolhas o suficiente e não foi difícil ficar com apenas dois candidatos numa lista final. O passo seguinte foi criar uma página de testes com cada um e entnder cada parte do site que poderia ser alterada, afinal escolher um tema que tem uma funcionalidade que eu não entendo como funciona limita minha capacidade de utilizá-lo.
Aprendizados no Processo
Essa parte tomou bastante tempo, já que os temas escolhidos tinham abordagens muito diferentes para se chegar no resultado e entender cada uma das funcionalidades nos dois temas não foi simples, pelo menos não para mim que não sou um expert em Astro.
Isso me ajudou bastante a entender melhor como o Astro funciona e e vai me ajudar a usar esse framework em outros projetos. É bastante interessante a forma como cada autor dos temas escolheu e as funções que criaram para resolver os problemas que encontraram.
Adaptações: Mais Trabalho do que o Esperado
Mesmo que eu tivesse entendido o forma com as funcionalidades foram feitas, isso não quer dizer que eu poderia utilizá-las da forma como foram originalmente escritas. Muitas adaptações foram necessárias até que eu tivesse um site de teste com as características que eu queria e finalmente escolher o tema.
Detalhes Extras que Viraram Desafios
Mesmo depois de escolher o tema, ainda muita coisa teve de ser alterada, muito mais do que eu estimava inicialmente. É possível que pelo menos uns 70% do código original tenha sido alterado em muitos pontos e os outros 30% apenas levemente adaptado, o que também tomou muito tempo.
Outra adaptação que precisei fazer não foi no código, mas naforma como eu lia e alterava, já que o tema escolhido, o Astroplate, tem várias formas diferentes de fazer a mesma coisa em vários lugares, o que eu resolvi não mudar, logo para editar algo eu sempre preciso procurar onde editar, não há sempre um padrão, foram mais de 70 commits antes de chegar a um resultado de quase pronto.
Algumas funções estavam presentes, mas não incluídas em nenhum componente, como o empo estimado de leitura. Não sei o motivo, mas quando apenas incluí não funcionava e quando ajustei não funcionava adequadamente. Levei um bom tempo para resolver isso e era algo que inicialmente eu não ia incluir, para focar no resultado, o site funcionando, mesmo que sem tudo que eu queria. Mas não consegui resistir ao desafio e parei o restante para terminar essa parte.
Isso acabou acontecendo com várias outras partes, algumas necessárias, outras nem tanto, como o formulário de contato que consegui três soluções diferentes até que uma me agradasse o suficiente para eu deixar isso de lado e voltasse a trabalhar no principal.
Uma Experiência Enriquecedora
Resumindo, o projeto acabou sendo bem maior do que imaginava e fiz bem mais do que adaptar um tema, eu quase o reconstruí. Embora o trabalho feito nesse tema tenha me impressionado bastante e eu tenha muitos agradecimentos ao Zeon Studio, que desenvolveu e disponibilizou o tema para uso, como Open Source, como também versão para outros frameworks, recomendo uma visita ao site deles.