Preciso de mais uma página
- Tulio Macedo
- Jornada , Tecnologia
- 10 dez, 2024
- 02 mins
Não tinha plajeado essa parte, nem sabia que seria mais um dos passos, queria apenas contar uma estória. Rapidamente percebi que se quisesse divulgar e ampliar o potencial público, uma plataforma mais permanente do que as redes sociais seria necessária.
Eu já fiz muitas páginas, várias apenas para testar novas tecnologias que achei interessante em algum ponto do meu aprendizado. Essa ia precisar ter várias partes que quase sempre eu não era obrigado a abordar em outros projetos.
Tecnologias
Decidir quais tecnologias usar já seria algo que tomaria bastante tempo. Para muitos basta escolher algo que não vai atrapalhar, como por exemplo o Wordpress, uma das primeiras que me veio à mente.
Assim que iniciei com a primeira ideia, tive de pensar em traduzir para o inglês, já que era o único idioma em que seria aceita pela revista, como contei nesse post. Dessa forma, desde o início eu tinha essa ideia de que a página seria bilíngue, o que é bem chato de se fazer no Wordpress, que por isso logo eu descartei.
Como desenvolvedor frontend aí que os problemas começam, eu uso várias tecnologias e ao longo dos anos adiciono várias à meu conto de utilidades, mas também descarto várias outras. Isso tem vários motivos, mas tem o efeito de tornar minha decisão mais difícil.
Acabei optando pelo Astro, porque poderia construir sem muitos problemas (já usei antes e tenho certo conhecimento sobre seu funcionamento), poderia ter um blog separado da página principal, poderia ter em vários idiomas e algumas outras vantagens que não seria tão simples de explicar.
Consequências
Se preciso contruir uma página nova, isso não é simplesmente fazer a página, o que já é uma tarefa e tanto. Preciso contruir uma marca, ter uma identidade visual, escolher uma paleta de cores, definir a aparência de um tema claro e um tema escuro, escolher fontes, uma infinidade de coisas que veio junto com essa decisão de fazer uma página.
Vou continuar a saga em outro post.